Image Map

Slide

18 junho 2013

CF: That damn beer... (LikeDoryIs)

||

    Minha primeira crítica no aqui no MF. Talvez eu esteja um pouquinho nervosa, rs.
                     
                                          That damn beer... escrita por ~~DoryDory.

   Nunca li uma fanfic de anime ou com tema chinês, japonês, etc... E isso me deixou um pouco intrigada e mais nervosa, então, me desculpe por qualquer equivoco no decorrer de crítica.
   A capa da fanfic é simples, achei  os pngs mal recortados e não combinam muito, aconselho que faça ou encomende outra, porque afinal, a capa chama bastante atenção em uma fanfic, porém eu não me prendo a estes detalhes.
  Fiquei muito confusa com a sinopse, talvez por não conhecer a Boy Band SHINee, isso que você ainda avisou, até procurei um pouco sobre a banda (demorei um pouco para conseguir a pronuncia correta de jonghyun), porém no primeiro capítulo consegui entender melhor, o único problema é que voltei a me perder no segundo capítulo, nas notas finais do primeiro a autora sugeriu-o como um prólogo, com spoilers (trechos do que ocorre no decorrer da fanfic),mas no segundo capítulo, que se passa em 2015 (uma estória futurista?) não consegui entender se aquilo já ocorreu ou irá ocorrer, mas são apenas primeiras impressões. Encontrei pequenos erros que mais me pareciam serem feitos pela correção automática do computador, ela ajuda em muitos casos, mas também pode piorar a situação em outros, sugiro que revise, principalmente a partir do capítulo 3. Estranhei os “pensamentos”/“viagens”/“pressentimentos”/“visões” que o Jonghyun tem durante o decorrer, pois não sei se são flashbacks, visões ou algo do tipo, as falas estão entre aspas, mas seria legal colocar a “visão” (vou chamar assim durante a crítica, que foi o que mais me pareceu) entre aspas ou em itálico e para as falas usar o tradicional travessão mesmo, apenas minha opinião, porque mais para frente entendemos o que é isso, apenas acho que ficaria melhor em itálico, entre aspas e com travessão.
  Uma curiosidade que me surgiu durante a leitura, foi que, pesquisando um pouco notei que todos são maiores de idade, percebi também que eles tem pouco diferença de tamanho, então porque a autora se refere a Jonghyun como maior e aos outros como menor? Cheguei a conclusão de que é porque ele é mais velho, porém não seria o termo correto. Mas, como não conheço o motivo, e os fãs que leem devem conhecer não vou me prender a isso.
  Reparei que muitas vezes, o que não se preocupe, pois acontece coma maioria, a autora se empolga escrevendo, e acaba esquecendo que seu leitor não está em sua cabeça, você deve descrever o mais detalhadamente possível para que ele saiba o que está ocorrendo. Por exemplo, em um diálogo em que você faz uma discussão, ela se passa em sua cabeça, você sabe exatamente quem falou o que, a face que fez a entonação... Mas seu leitor não! Tente desenvolver um pouquinho mais isso.
  Algumas vezes, no pov de um personagem a autora trocava para pov narrador sem avisar, ou ás vezes até mesmo o pov de outro personagem. Tente deixar os pov’s separados, com bastantes palavras, entretanto isso já foi arrumado no decorrer dos últimos capítulos.
  Achei muitas coisas estranhas na fanfic, como o fato dele convidar um homem para morar junto por puro instinto, e no capítulo seguinte ele já ter certeza que está apaixonado por ele. O fato de ele ter guardado um chip de celular, sendo que ele foi criança morar na rua... São coisas estranhas, mas, não muda o fato de que, no decorrer dos capítulos a fanfic vai se tornando mais interessante, o enredo te prende, então, o que posso dizer é que você tem talento, criatividade, carisma. Sua fanfic ainda tem muito que melhorar e sei que vai, porque pelo o que vi, você só evoluiu escrevendo. Parabéns.



Nota: 7,5
Obrigada por encomendar no MF, foi um prazer fazer sua crítica, peço desculpas pela demora. Não esqueça de comentar dizendo o que achou. Beijinhos,





5 comentários :

  1. Wooo~ muito construtiva *-*
    Ok, vou melhorar nesses aspectos, também penso que esses POV's confundem as leitoras, mas não acho que elas falariam isso pra mim ><
    Obrigada pela sinceridade, vou cuidar para melhorar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da crítica e que te ajudei, fico muito feliz ~le comemorando, haha~ :)

      Excluir
  2. Shinee? Awn, Mds, quero ver meu taemin divando ( feito bixa loka )
    Ah, Amor.. SHINee é um grupo, okay? mas adorei tua crítica
    ~le eu me intrometendo~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk Taemin nem divou tanto nessa fic xD
      Só vai entrar POV dele e do Minho agora no 30º capítulo ><
      Foram 2 ou 3 tragédias com o Key e agora finalmente vi ter pintas de 2Min <3

      Excluir
    2. Ahahah, eu vi na fic que era, mas fiquei na dúvida de como escrever, então ficou assim, hahah, obrigada Thalita <3

      Excluir