Image Map

Slide

18 fevereiro 2013

Os marotos - Crítica de fanfic. (Bianca Vivas)

||
                                                       (Capa indisponível)

Clique aqui e visite a fanfic.


Fiction a ser críticada: Os marotos. | Classificação: Livre.

Terminada : Sim.  | Autora: Bianca Vivas. | Gênero: Amizade.


Fiction a ser criticada: Os marotos. | Classificação: Livre.

Terminada : Sim.  | Autora: Bianca Vivas. | Gênero: Amizade.

Sinopse:
Sirius Black, Tiago Potter, Remo Lupin e Pedro Pettigrew se conhecem em seu primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A partir daí surge uma grande amizade entre os quatros, que posteriormente serão conhecidos como Marotos.

Minha crítica a sinopse:
Embora curta, esta sinopse esta muito boa e detalhada. Não vi erros ortográficos então esta tudo ótimo.

Análise Geral:
Tiago, Sirius, Pedro e Remo conheceram-se no trem que iria para Hogwarts e desde então, viraram amigos inseparáveis. Durante a estória muitas coisas acontecem: Por conta de sua mãe, Sirius quase vai embora de Hogwarts, Remo tem sua primeira transformação no castelo, Tiago  a Lilian Evans vivem brigando até que viram "amigos", Tiago ganha a capa da invisibilidade, o dia em que o segredo de Remo foi descoberto . Entre outras várias coisas que acontecem ao longo da fanfic.

Pontos Positivos:
É uma estória legal, fácil de entender e quase não existem erros de escrita ( embora seja bom que os que existem sejam arrumados). Cada capitulo é bem detalhado e rápido. Poucos minutinhos de leitura e lá se foi um capitulo. O desenrolar da estória também é bem envolvente e com exceção do capitulo dezoito acho que faltou alguma coisa,  algum tipo de ação ou  aventura.
Uma coisas que eu admiro em fanfic é o fato de os autores se basear em coisas que realmente fazem parte  do livro - Não é legal apenas tirar os personagens e o foco principal e  inventar todo o resto - e a Bianca não faz isso, eu, que nunca li os livros da série Harry Potter, (e afins) apenas assisti os filmes, fiquei sabendo de vários detalhes importantes que de acordo com minhas pesquisas ao senhor Google, estão corretas.
Outra coisa que é  bom enfatizar,  é que a estrutura de cada um dos dezenove capítulos estava de uma forma bem certa e toda a pontuação também. Como eu disse anteriormente, só vi alguns deslizes de digitação, nada mais.
Resumindo, o conteúdo, estrutura, ortografia, sentido (sim, sentido pois todos os capítulos se "conectam") desta fiction estão sensacional.

Pontos Medianos e negativos:
Em alguns momentos a autora esqueceu de acentuar as palavras ou então, não a terminava da maneira correta e/ou não as complementava (exemplo: ele estava fome, ao invés de ele estava com fome ) no entanto, todos os erros eram simples e quase não podiam ser notados.
 Do capitulo um ao dezesseis  eu notei que a autora focou mais na vida de Sirius Black e Remo Lupin; Claro que ela falou de todos os personagens mas, de certa forma, a vida dos dois teve mais destaque e então, deu a entender que os dois tem mais importância que os demais. O que não é verdade pois "Os marotos" refere-se aos quatro.
Voltando ao assunto da capa, acho que eu entendo o motivo de ela não existir, mas,  de qualquer forma, a autora poderia ter usado sua imaginação e escolher personagens de algum filme ou série para ajudar as pessoas a conseguir imaginar os personagens, afinal, elas não são tão importantes mas fazem muita diferença. Isso sem contar que a capa ajuda a ter no que se basear na hora de imaginar os personagens.

Estrutura: 10/10
Enredo: 10/10
Ortografia: 9.6/10
Nota Final: 29,6/30

Peço desculpa pela demora é que até o capitulo treze, eu tinha feito a crítica de outra forma, mas depois de ler os outros eu resolvi mudá-la.


     

Um comentário :

  1. Amei a crítica. Muito construtiva e já estou arrumando os errinhos ;)
    /bianca vivas

    ResponderExcluir