Image Map

Slide

15 setembro 2013

CF: Apenas mais uma deusa? - Beth Hathaway

||
Sinopse: Já pensou se Ênio e Fobos tivessem uma filha? Como será que ela seria?

A união de seres mitológicos tão poderosos e exaltados não poderia resultar em nada mais nem nada a menos do que em alguém como Diana Petrova, uma garota de personalidade forte, porém complexa, que conquistará sua atenção no decorrer da história.

No entanto, poucos eram aqueles que tinham conhecimento de sua verdadeira história, de sua descendência e existência... Ao longo da fanfic, Diana conquistará seu espaço entre os deuses e semideuses e quem sabe ela não acaba sacudindo o coraçãozinho de algum deus por aí?!

Classificação: +16
Categorias: Percy Jackson e os Olimpianos
Gêneros: Romance, Universo Alternativo
Avisos: Spoilers

Capítulos:  20 (23.370 palavras) | Terminada: Não
Publicada: 23/04/2012 às 01:07 | Atualizada: 14/07/2013 às 19:18

Critica:
Capa: Eu gostei da sua capa. Não tem muito o que falar, a foto das mulheres estão ótimas, mas senti desconforto com o olhar do homem, mas tudo bem, acho que isto é normal. Está bonita, parabéns. (10,0)

Sinopse: Sua sinopse está explicativa, mas não longa e repleta de detalhes reveladores da fic, e tudo mais, só encontrei um errinho: “...em nada mais nem nada a menos do que em...” nesta sentença seria boa separar com virgula o “nada mais, nem nada menos” e tirar o “a” entre nada e menos, porque não precisa coloca-lo ali. (9,9)

Enredo:
- Primeira parte da fic:
 * Capitulo 1 – e bem depois de um” – Querida, ficaria melhor se colocasse uma vírgula após o “bem” Ficando: “e bem, depois de um tempo...” Bom, no começo do primeiro paragrafo ela diz que fugiu, no final do mesmo, ela diz que foi expulsa, isso pode gerar confusão. “música” “conhece-la no lugar de conhece-” Querida, esse primeiro paragrafo do primeiro capitulo ficou longo demais, você expõe muitas ideias distintas, e isso não é bom. Tente conserta-lo, separando-o. “ate – Até” “tocar e cantar não pense que eu canto mal toda sexta-feira eu canto no bar dela” separe esta sentença com virgulas, ou dá a ideia errada de que ela canta mal toda sexta-feira que canta no bar dela. Deixe assim: “tocar e cantar, não pense que eu canto mal, toda sexta-feira eu canto no bar dela” “Hoje é sexta-feira e o bar já abriu hoje teríamos” novamente questão de vírgulas que pode causar o desentendimento: “Hoje é sexta-feira e o bar já abriu, hoje teríamos”. Bom seus dois primeiros parágrafos são muito longos, com inúmeras sentenças sem ponto. Isso cansa, lembre que o ponto serve para o leitor dar uma respirada. “e euzinha aqui cantaria isso não é maravilhoso,” veja que nesta frase parece que é horrível o fato de que ela cantaria. Tente assim: “e euzinha aqui cantaria. Isso não é maravilhoso?” “escolha minha era chamativo” – vírgulas novamente fazem a diferença, “escolha minha, era chamativo” “... o aniversario era do cara então,” Letra minúscula no inicio de uma frase? Nunca. “... O aniversário era do cara então,” Novamente problema com acentuação em musica e ate, cuidado. “última música” “s tínhamos um pacto” “Sentei-me no bar e pedi um suco, depois de passar a noite cantando você fica cansado, estava com um pouco de sono, já estava muito tarde para quem acordou cedo, mas mesmo assim eu ficava até o final, mas eu sentia que tinha alguma coisa diferente.” Eu lembro de já ter falado sobre isso na CF de “A Rainha” também sua, lembre-se que ao iniciar uma fala de personagem usa-se, obrigatoriamente, LETRAS MAIÚSCULAS. “disse Jack o bar meu que insistia” na verdade eu nem entendi o que você quis dizer nesta sentença. “para essa tal acampamento” “Percy não era nem muito alto, nem muito baixo, era branco,” “já Nico era pálido como papel, tinha cabelos e olhos pretos” “era quase da altura de percy” – letras maiúsculas em nomes – “helena.” Novamente. “e matar algumas” “expectativa”. “NY só para” “– não sou um bebê, sabia?” “aeroposto” “não demorou muito para o avião decolar e nos pegarmos no sono, no ar estávamos seguros pelo menos eu, Clarisse e Helena, já eles dois ficaram com medo de Zeus tentar fazer tiro ao alvo com eles sendo os alvos, me deixei levar pelo cansaço, e adormeci.” “Aterrissar” “vestia o vestido vermelho de ontem que estava um pouco amassado,” “acabei o pulso torcido de ter me” “Depois de treinar equilibrismo na floresta, conseguimos chegar” “É preferível usar Estou não To. To é informal demais para a escrita, só use se usar ‘Tô. Porque ai dá a entender.” “não pelos filhos de Apolo, é um fato as meninas gostarem dos filhos dele.” “a de se convir que eles sejam bem bonitos” – ficaria melhor: “ Convêm admitir que eles são bem bonitos.” A frase fica melhor colocada.
* Capitulo 2 – “até” “um casal em especial” “cara de quem iria me fulminar ele era” – viu que você transita de um assunto para outro, sem indicar, vírgulas servem para isso. “acampamento a muito tempo,” – em questão de tempo usasse o verbo há – “saiu do acampamento há muito tempo” Não sei se é coisa minha, mas acho que sua história segue rápido demais, por exemplo: vi ela, me apaixonei, agora vou protege-la, Afrodite a odeia. “Maximo” – isso só seria possível como nome, neste capitulo, no sentido que aparece é: máximo. “Meu pai quer que comece, a saber, como ser um deusa” Aqui não admite vírgula, não tem porque separar o comece a saber como ser uma deusa. -

* Capitulo 3 – Bom, seus parágrafos me lembram um pouco Dostoievski, que escrever enormes parágrafos, com inúmeras ideias, e isso pode deixar mais confuso que o normal, procure resumir as ideias paragrafais. Novamente, cuidado com as letras capitais no começo de fala, você deve usá-las. “outro gritar, mas não dei muita e fui para o banheiro” notou que faltou uma palavra? E também nomes próprios devem apresentar letra maiúscula. “ah1 mais que droga!” Mas nesse caso, não se usa mais, e sim mas, entende? Mais é adição, mas é contradição.

* Capitulo 4 – “– cara, mais como vocês são estressados, em” – Novamente, mais é diferente de mas, nesta frase o certo é mas de oposição, não mais de adição e o em – é preposição de lugar, e não no sentido do hein que usualmente temos em nossa fala. “, então Hécate fez uma magicazinha então apareceram essas coisas aqui” procure não utilizar do então desta forma, em muitas frases, porque isso é vicio de fala, não deve estar na escrita. Use algum conectivo de transição diferente.
* Capitulo 5 – “– sei lá você que conhece o Olimpo Hécate.”- a falta de virgulas pode mudar completamente o sentido desta frase. Ficaria melhor assim: “ – Sei lá, você que conhece o Olimpo, Hécate.” “agora nos queremos nos vingar” querida, acentuação faz toda a diferença, experimente: ‘agora nós queremos nos vingar”. “Achamos-nos que Afrodite deu a poção do amor que ela me roubou para Apolo” Aquele pronome –nos não tem conexão com a frase. Seria melhor: ‘Achamos que Afrodite deu a poção do amor”
Capitulo 6 – “Sínico” não é a palavra certa, querida, é “Cínico” com C de Camilla. “– que começar a falar o motivo dele ter te chamado de assassina?” Quer começar, eu acho que seria o certo, não é? Apresenta problemas de acentuação, cuidado com isso.
* Capitulo 8 – “o que devera durar” – só o acento em deverá. “e tortura ela impôs nele” essa frase não é coerente. Maximo, é com acento, e se usar letra maiúscula será um nome próprio.
* Capitulo 9 – “chales” – Chalés. ‘ destruidos” – destruídos. “refeitorio” – refeitório. “metada” – metade. “estalhada” – espalhada. Tem um momento deste capitulo que não dá pra saber quem é o narrador, e uma questão como ela ficou gravida? transe se escreve com s, não com z. “o lada contrario”
* Capitulo 11 – Se for dar um aviso, use as n*otas iniciais ou finais, não use um capitulo para isso.
* Capitulo 12 – quando você diz em direção à algum lugar, usa-se crase, cuidado com isso. Ideia perdeu acento, só pra avisar. “e fazendo o bebê mexeu.” Olha a concordância.

* Capitulo 13 – O nome do bebê é Mikaela, mas em um momento eles exclamam que estão assustando a Sarah e ainda depois volta a usar Mikaela, cuidado com os nomes, eles confundem. Tranquilo também caiu a trema. Quando se vai indicar tempo, usa-se há, e não a. Ao fim, é Mikaela ou Sarah?

- Segunda parte da fic:

* Capitulo 14 – Eu teria ter feito uma segunda temporada separada, com sinopse separada. Não sei se seu prólogo cumpriu a missão do prólogo, entende? Está mais pra sinopse.

* Capitulo 15 – “direção a cozinha que” quando se vai em direção à alguma coisa usasse crase. “Frustada” – Frustrada.

* Capitulo 16 – Novamente, os dois maiores problemas: falas começando com letra minúscula e os nomes próprios com letras minúsculas também.

* Capitulo 17 – novamente o Maximo, lembre-se acento e letra minúscula por estar em meio de frase. Então, ele dá aula de latim, mas os deuses que eles vão estudar são gregos? Isso não faz muito sentido, pois mesmo que os deuses sejam os mesmos, eles possuem outros nomes, tipo Plutão, Marte, Vênus, e eu sei disso porque eu estudo Latim.

* Capitulo 18 – “conhecê-la à séculos” bom, normalmente você não usa a crase, e quando não precisa usa, aqui você usa há de existir, haver, pois se refere a tempo. Eu não entendi por que este capitulo está todo em negrito.

* Capitulo 19 – “eles a muito tempo” – novamente tempo é com há. “tempo a anos” aqui novamente. Cuidado.

(70)


Critica geral: Sua história é um tanto quanto clichê, mas acredito que é normal. Ela é boa, mas você tem que tomar cuidado porque a ocorrência dos erros faz o leitor ficar cansado, e muitas vezes, eles chegam a desistir de ler por esse motivo. Mas você tem potencial, se cuidar. ( Nota final: 8,9)

Espero que não se sinta ofendida, nem nada parecido, e espero que a critica possa lhe ajudar a deixar a fic mais atraente. E desculpe a demora, eu terminei sua critica durante uma viagem de família. 

Um comentário :

  1. Olá Flor,
    Você não faz ideia de como eu estava ansiosa esperando essa crítica, estava louca para saber no que ia dar.
    Como em A Rainha, já esperava a maioria das coisas que você falou principalmente quanto a acentos, vírgulas, pontuação e tals.
    Estou mega agradecida pela crítica, assim que terminar de consertar os erros em A Rainha, vou começar em Apenas Mais Uma Deusa?
    Muitos beijinhos!
    Obrigada ^^

    ResponderExcluir