Image Map

Slide

31 janeiro 2014

CF: A Matemática do Prazer (Isaa Tonon)

||



Sinopse: Elena Gilbert é uma mulher descontraída e de espírito alegre, uma adepta ao estilo "V1D4 LOK4" que tem certos problemas em manter um relacionamento duradouro com o sexo oposto. Sua mãe, senhora tradicional, sempre quis mudar a filha, fazê-la responsável e uma dama da alta-sociedade, tarefa que sua irmã mais nova, Katherine, consegue executar com maestria. Elena tem uma vida mais simples e fica preocupada com o anúncio feito pela irmã, a descoberta que sua vida sexual é excessivamente ativa, de repente, se encontra em uma enrascada. Com a ajuda inesperada de seu vizinho lindo e cafajeste, Damon Salvatore, procuram por seus ex-namorados numa tentativa de não aumentar seu tão excedido número.
O que rolará quando os dois estiverem juntos só Deus sabe. Qual será o resultado desta divertida equação? Descubra lendo A Matemática do Prazer! Números, nem sempre, são seus amigos!

Classificação: +18
Categorias:
The Vampire Diaries
Personagens: Damon Salvatore, Elena Gilbert
Gêneros: Aventura, Comédia, Drama, Fantasia, Hentai, Romance, Universo Alternativo, Amizade
Avisos: Álcool, Drogas, Heterossexualidade, Linguagem Imprópria, Nudez, Sexo

Capítulos: 19 (66.781 palavras) | Terminada: Não
Publicada: 10/02/2013 às 21:16 | Atualizada: 04/01/2014 às 17:12

Link da fanfic: http://fanfiction.com.br/historia/330968/A_Matematica_do_Prazer/

Sinopse:
- Só uma coisa na sua sinopse me desagradou, o uso do “V1D4 L0K4”, eu acho que não acrescenta em nada, se você tirar vai ficar ótimo, e só está ali pra confundir, Lena não é vida louca, ela é apenas uma jovem sem estribeiras. “Com a ajuda inesperada de seu vizinho lindo e cafajeste, Damon Salvatore, procuram por seus ex-namorados numa tentativa” e essa frase pode melhorar, pois o procuram ali não se encaixa, pois veja: “Com a ajuda de seu vizinho – se tirar todo o resto – procuram.” Fica estranho, ficaria melhor se você trocasse o procuram, por apenas procura, deixando assim: “Com a ajuda inesperada de seu vizinho lindo e cafajeste, Damon Salvatore, procura por seus ex-namorados numa tentativa [...]” E ficaria perfeita.

Texto (coerência, ortografia, pontuação e tal):
- Seu texto é bom, mas não é ótimo, e por que, você deve me perguntar, simples questão: muitos erros, e erros bobos, se for notar. E é por isso que vou separar alguns embaixo:
*Erros de grafia – envolvendo “palavras homônimas – o som da palavra é parecido, mas a grafia e significado diferentes”, “erros de digitação” e “grafia” por si mesmo:
- "falando sem sessar”, cessar de sem parar é com C, no caso sessar é peneirar; “repondo simplesmente” – seria respondo, ou seja, digitação. “uma fofo nossa sorrindo no jornal” -  fofo? Também: “peguei minha bolça” esse eu encontrei muito, bolça não existe, é bolsa. “caminhei suavemente até o acento de couro” acento com C é o acento gráfico, agudo, circunflexo, enfins, e o assento de couro é com SS. “Mais não sei se ele era sempre” – Mais é outra coisa, seria MAS. “ouvir a companhia [...] ir atender a porta”, já entendeu né? Campainha. “minhas economias diriam pra viver bem” – dariam. “bronca que mais sedo ou mais tarde” – cedo. “Mecho” mecho é de medir em mechas, e o que você quis dizer no contexto foi “mexo”. “Por isso texto a porta” entendeu, você comete pequenos deslizes em questão à palavras fáceis, como soada, que é questão musical, soada é tipo a nota soou, camisa suada é que está com suor, “cem duvidas” serio, encontrei isso. “Ócio do oficio” Ócio é o momento de relaxamento, tipo quando não tem o que fazer, essa expressão é Ossos do oficio.
** Pontuação: achei dois problemas: falta de virgula, e o uso excessivo de ponto e virgula fora de hora, exemplo:
- “Como as que tive com Klaus; tarefa árdua” não se usa ponto e virgula nessa frase, apenas virgula. Ponto é virgula você usa raramente, mesmo. "a pessoa que eu mais amava; Kath." Novamente, use dos dois pontos nessa frase, não ponto e virgula, entre outros. Tomei café da manhã com o casal-do-ano sorrindo para eles igual besta” a falta de virgula muda o sentido da sua frase. Cuidado.
*** Coesão e coerência. Agora me pergunte o que é coesão e coerência Bee, coesão é quando eu digo: “Fui ao mercado hoje, lá encontrei o Jão Verde, e a JK Trolling. Aquele me disse para levar um pedaço de pão até o caixa e oferecer à Hazel. JK, no entanto, me disse para ignorar a ordem de Jão.” Eu consigo bem saber de quem estou falando quando uso: “aquele”, “ela”, “lá” entendeu? Na sua história falta uma coesãozinha as vezes, tipo, quando a banda está ensaiando e alguém fala para a Elena algo, e você usa: “Ele falou” mas você não se refere a quem falou precisamente, pois existem quatro eles dentro da sala. E coerência é você seguir digamos assim uma logica, se você disse que a Kath ficou noiva depois de Helena ter rompido com o Elijah, como então a Lena pode ter dito para sua mãe que levaria Eli na festa de noivado? Ficou sem sentido. Reveja isso, ok?
**** Esse é um problema que muita gente enfrenta e vou falar: preposições, conjunções, artigos, e tempo.
“São uma hora de viagem”, “Menos implícitas como de minha irmã”, “Não transava com o marido à milênios” – esse ultimo principalmente me dá nos nervos quando vejo, pois quão dificil é usar o “há décadas”, “há anos”, “há horas”? Sim, quando se trata de tempo, usasse o verbo haver no passado. “Eu o joguei para a fora” use apenas o para, e por assim vai, por isso dê uma boa olhada, principalmente nos primeiros capítulos.

Narrativa:
- Sua narrativa é boa, mas o problema é que ela é uma enrolada. Você passa dois capítulos descrevendo uma viagem de carro de cinco horas, poderia reduzir para um capitulo apenas. Vejo que a progressão da sua fic é ótima, ela progride facilmente, e sem problemas. Mas acho que poderia acelerar o ritmo.
- Os personagens não são tão complexos quanto eu esperava, talvez o Damon seja, por nos surpreender muito no capítulo 20, mas a Elena ela é muito previsível. Não leve a mal, não há nenhum problema em ser assim, mas chega a ser esperado o que ela faz. Desenvolva ela um pouco mais, nos surpreenda.
- A fic no geral é envolvente, então parabéns.

Crítica geral:
- Dica um: Procure não errar tanto na digitação, sempre dê uma relida no capitulo para encontrar possíveis erros.
- Dica dois: Procure sempre manter uma média de caracteres por capitulo, é cansativo ler uma capitulo de 7000 palavras, e ai no seguinte vem um capitulo de pouco mais de 2000, procure dividir de maneira equivalente todos os capítulos.
- Como eu disse, desenvolva o personagem da Elena e tudo mais. Se quiser, eu tenho um ótimo site com inúmeras dicas para escritores, dicas que eu ando usando agora. Se quiser é só me procurar no Nyah! ou mandar nos comentários.

Nota final 9,5.

Espero que aproveite das dicas, e lembre não estou aqui para te desmotivar nem nada, pelo contrario, sua história é ótima, e tudo que você precisa é de um cuidado com a escrita, e com o desenrolar, para que o final não seja broxante, como acontece em muitas histórias. Desejo muito sucesso nessa fic, e deixe um comentário, ok? Desculpe a demora também, voltar a vida de faculdade, ballet e trabalho me mata.

2 comentários :

  1. Hello, baby!
    Bom gostei muito da crítica, porque me ajudou a ver muitas coisas que não havia percebido na fic.
    Por um momento eu me senti muito desleixada com a fic, enquanto lia a crítica. Tenho que dar uma boa revisada nela, urgentemente! kk'
    Agradeceria se me passasse as dicas sim. Tentar aperfeiçoar-me é um esforço bem investido.
    Vou tentar manter a constância na extensão dos capítulos e desenvolver melhor a Elena, como disse. Parece que não expus tudo que imagino sobre ela. :)
    Reler - e muito - os próximos capítulos e assim que der uma folguinha boa nos horários (estou mais ou menos lotada como você, só que esse ano estou me preparando para o vestibular) revisar os capítulos já postados.
    Obrigada pelo trabalho, realmente fiquei grata com as observações.
    Beijos, amr! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se sinta desleixada, eu por exemplo tenho milhares de erros, e tenho preguiça de reler e revisar, mas estou aprendendo com meus erros saopsko. Você é uma ótima escritora, e consegue escrever personagens ótimos, mas precisa desenvolver um pouco mais a Elena, como eu disse.
      Adorei fazer a critica da sua fic, por ela ser muito boa.
      Eu quem agradeço por ter o MF e fazer seus pedidos aqui. Beijos. E Parabéns pela fic.

      Excluir